Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

terça-feira, junho 01, 2004

Investimento na ciência

O Governo português quer chegar a 2010 com uma percentagem de investimento na área da ciência e investigação de entre 1,45 e dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB), comunicou a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.

"Há uma meta europeia de três por cento do investimento em 2010. Nós gostaríamos muito de nos aproximarmos o mais possível dessa média europeia. No entanto, sabemos que é complicado", afirmou.

"Estamos, neste momento, a 0,5 por cento da percentagem do PIB em investimento, queremos chegar a 2006 com 1,2 por cento e, depois, queremos chegar a 2010 entre 1,45 e 2 por cento do PIB", referiu a ministra.

Graça Carvalho apresentou ontem, no Funchal, à comunidade científica e empresarial, e à sociedade em geral, o programa "Ciência e Inovação - Plano de Acção Para Portugal até 2010", designadamente os eixos "Regiões do Conhecimento" e "Comunidades Sustentáveis".

O programa, explicou, "tem como objectivo o desenvolvimento das regiões do conhecimento e das comunidades sustentáveis, os projectos e redes para o desenvolvimento da inovação com base regional, do ponto de vista do ambiente, energia e transportes".

in Publico - 01/06/04

Esta parece ser o novo "santo gral" para o desenvolvimento no futuro; apostar na ciência e tecnologia! Para isso o governo quer chegar a um nivel de investimento de 2% do PIB. 2%??? não é isso que o Paulo Portas leva para a defesa? Se não é, deve andar lá perto. Não há dúvida acerca da importancia da tropa... Nestes termos estamos na liderança da Europa, somos dos países que mais gastamos na nossa defesa (olhando a nossa situação, isso é sem dúvida vital); em termos de investigação continuamos na cauda da Europa, um lugar que nos é familiar e tendo em conta que vários dos novos membros já investem 2% do PIB em investigação científica, parece que aí vamos permanecar até 2010. Ainda bem que temos as nossas prioridades bem definidas: Futebol, tachos, futebol, tachos...

1 Comments:

Blogger nc diz...

è a nossa sina, ò guna. apostamos só naquilo que dá votos - no circo! assim a malta anda contentinha e alheada do que se passa e vê uns joginhos de futebol e tá-se bem não se passsa nada. e olha... Força Portugal!

1:49 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home