Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

terça-feira, abril 12, 2005

O Papa morreu


SPM

Mais vale tarde que nunca, mas aqui está a posta acerca da morte do Papa.

De um dia para o outro toda a gente era católica ou pelo menos religiosa. Toda a gente foi a Roma ver o Papa pela última vez. Que devotos! Tantos seguidores! Enfim a hipocrisia contínua, até o Bush foi lá - é verdade, ele também é um género de papa, desde que começou a ouvir a voz de Deus!

No nosso país, até houve dias de luto nacional, e o Papa já é, na boca do PR, a personalidade do século XX, blá, blá, blá... Mas porquê. Tanta ignorância. Será que vamos ter que levar sempre com a mesma hipocrisia.

5 Comments:

Blogger Nuno Manuel Lebre Martins diz...

Porquê hipócrisia??? Todos temos algo em que acreditamos... podes não ter os mesmo ideiais que toda a gente que foi assistir ao funeral do papa... mas pergunto-me quem és tu para criticar?... Tens de certeza algo em que acreditas... nem que seja o não acreditar em nada!
Acho que já está na altura de todos aceitarmos as opiniões e acima de tudo respeitá-las!
Aqui apenas estou a fazer uma crítica que penso que seja construtiva... e respeito a tua opinião!

8:02 da tarde

 
Blogger sguna diz...

Porquê hipocrisia??? Porque os que estavam lá eram todos cristãos, católicos e apostólicos, PRACTICANTES!!! Não posso deixar de sentir rovoltado ao ver ao fantochadas destas. Começa pela tropa toda que foi lá, que durante 364.9 do dias do ano não liga patavina à religião, ou pelo menos ao seus ensinamentos. Depois, o espectáculo que as televisões fizeram.
E ainda aqueles que lá tiveram na primeira fila, esses nem vale a pena começar... mas como são políticos outra coisa não seria de esperar.

Depois, como o homem morreu, parece que já ninguém é capaz de criticá-lo, de repente já não tinha defeitos... já estamos habituados.

Esta é a minha opinião. Sejam todos livres de discordar e refutar...

1:36 da tarde

 
Blogger Nuno Manuel Lebre Martins diz...

Já sabemos que quando as pessoas morrem... deixam de ter defeitos... lol mas escusado será dizer que o papa, foi um grande marco para a nossa sociedade... sempre apelou à paz... mas claro é humano... e errar é humano... ninguém é perefito, já se sabe!
Mas também há uma coisa que não entendo... é que sempre apelou à paz... foi um homem, digamos... por si só bom... e está a ser tão criticado... é que às vezes reparo... que quem faz mesmo mal... e apela à violência é que é mais louvado!!! Não entendo!

2:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo diz...

Bom... Este tema é para mim complicado para trazer a discussão. Por isso não coloquei qualquer post no meu blog acerca. Porque não sei porque ponta lhe pegue.
Sou agnóstica, mas a minha educação foi católica. Logo isto me coloca numa situação complicada.
- Para mim a Igreja em geral e o Vaticano em particular são tudo menos baluartes do moralismo, pacificação, bondade e altruísmo. Isso é um ponto. É rídicula a ostentação de riqueza no estado mais pequeno do mundo (e o que tem o PIB maior, se calhar...), em contraponto com tudo aquilo que defende. Nem consistentes são, uma vez que a razão de existir de S Pedro, o primeiro papa em termos bíblicos, era o de recolher fiéis e ser um farol da religiosidade, mas não era a substituiçãod e deus na terra e o de viver enclausurado num mundo de riqueza e ostentação.
- quanto ao Papa, ou melhor, a Karol Wotyla: não conheço, obviamente, as histórias de vida e de papado dos outros, mas parece-meque era um homem especial e tinha alguma sensibilidade social, que é sempre de louvar numa posição como a dele. Parece-me também que era um homem apaziguador e com credibilidade em todo o mundo, católico e não-católico. Agora em termos dogmáticos, em termos de levar à letra a bíblia, parece-me muito conservador. E há sempre duas manchas negras para mim no seu papado (que me marcaram de alguma forma): o não ter beijado o solo timorense no tempo da ocupação indonésia (porque já o tinha feito na Indonésia, sendo Timor um baluarte do catolicismo naquela região do mundo); e a sua posição contra o uso do perservativo nos tempos que correm. Não me parece que a este nível tivesse acompanhado os sinais do tempo. Agora isso não faz dele um mau Papa. Acho, de facto, que tinha uma personalidade interessante e que em outros momentos foi importante para o mundo. Mas estes momentos importantes tb não fazem dele um santo.

Cláudia

9:50 da manhã

 
Anonymous Anónimo diz...

E desviei-me do tema do post :p....
Não sei se terá sido hipocrisia sguna. Pelo simples facto de que não sou budista, mas ficarei sensibilizada quando o Dalai Lama morrer. Agora as manifestações em Itália e no resto do mundo. Pois, não fazem o meu estilo. Acho que a dor se sente interiormente, mas isso é uma questão de estilo tão só e apenas... Não gosto, mas tb não critico. Cada qual sabe de si, certo?

Cláudia

9:58 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home