Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

segunda-feira, março 20, 2006

Maus-tratos a animais

Em colaboração com a Associação Animal a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira divulga um relatório chocante sobre os maus-tratos aos animais dos circos.

Na sua colaboração com a Associação Animal a Junta de freguesia de Leça da Palmeira ajuda á divulgação de um relatório sobre os maus-tratos aos animais dos circos, deixando desde já a advertência que o texto que se segue tem descrições eventualmente perturbadoras dos cidadãos mais sensíveis.

Ontem, dia 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal, a ANIMAL e a Animal Defenders International (ADI) apresentaram, em conferência de imprensa, um novo vídeo que revelou os resultados de uma investigação sob disfarce dentro de circos Portugueses, levada a cabo por investigadores da ADI com a colaboração da ANIMAL, nomeadamente no Circo Soledad Cardinali.

Depois de assistirem a imagens de Victor Hugo Cardinali, dono e director do Circo Victor Hugo Cardinali, a espicaçar repetidamente elefantes, na zona das suas trombas e perto dos seus olhos, com aguilhões com ganchos, durante o seu espectáculo de circo, Soledad Cardinali, dona e directora do Circo Soledad Cardinali, a chicotear repetidamente póneis numa sessão de treino, filmada secretamente por um investigador da ADI a trabalhar sob disfarce neste circo, e Valter Dias, dono e director do Circo Atlas, a administrar uma injecção a uma leoa, sem a presença sequer de um médico veterinário, entre uma série de outras situações de abuso e crueldade identificadas nesta investigação em Junho e Agosto do presente ano em circos portugueses, vários especialistas em comportamento e bem-estar animal ficaram chocados com as imagens apresentadas neste vídeo.

Augusta Gaspar, etóloga e professora universitária, afirmou que «assistimos a sinais comportamentais muito conspícuos de sofrimento grave». Gonçalo Pereira, médico veterinário especialista em etologia clínica e bem-estar animal, concluiu que «este vídeo deixa claro que todo o espectáculo que envolva animais, sobretudo com esta crueldade e com estas características, é contra a natureza dos animais, causando-lhes sofrimento profundo«. «Os animais dos circos são submetidos a graves privações físicas e sociais que são patentes nos seus comportamentos estereotipados», declarou Constança Carvalho, psicóloga e investigadora em etologia, que, estudando em particular os chimpanzés, se disse terrivelmente chocada com as imagens a que assistiu do estado dos chimpanzés no Circo Victor Hugo Cardinali e no Circo Soledad Cardinali. A psicóloga afirmou ainda que «o circo com animais é anti-pedagógico e é um óptimo exemplo de sofrimento desnecessário».

Alexandra Pereira, médica veterinária também com especialização em etologia clínica e bem-estar animal e investigadora nesta área, comentou o vídeo afirmando que «assistimos a um desfile de situações de animais privados de interagir naturalmente com o meio ambiente que os rodeia. Estão privados socialmente, estão privados de liberdade e estão privados de tudo o que lhes é natural». A médica veterinária disse, ainda, que «vimos animais com óbvias perturbações mentais, em sofrimento físico e psicológico, e animais frustrados que já desistiram de viver». Ilda Gomes Rosa, professora de comportamento animal e bem-estar animal na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, destacou que «todo o treino a que os animais são submetidos nos circos é não só anti-natural como revelador de como só pela violência se conseguiria que tigres e elefantes, por exemplo, façam, nos espectáculos de circo, aquilo a que assistimos neste vídeo.» Esta docente universitária acrescentou ainda que «este vídeo não só mostra o quão anti-pedagógico e anti-natural a manutenção e uso de animais em circos é, como mostra também a violência de que são vítimas, seja nos espectáculos, como se viu, seja nos treinos que acontecem em segredo, como pela primeira vez se pôde ver em Portugal».

A ANIMAL tem disponíveis cópias (em Betacam SP) do vídeo com todas estas imagens obtidas nesta investigação especial da ADI e da ANIMAL e tem também disponíveis fotografias (de alta resolução) de várias situações de crueldade e sofrimento de animais em circos portugueses. Está também disponível um relatório que descreve, em detalhe, as conclusões obtidas nesta investigação. Clique aqui para fazer download do relatório completo


http://juntadefreguesia.com/junta_leca/versao_pt/conteudos/noticias/ver_noticia.asp?lng=pt&id=7755