Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

sexta-feira, agosto 03, 2007

O governo de Lisboa no Norte

Entrevista de Carlos Lage ao JN... - enviado do governo de Lisboa no Norte!

"A CCDRN tem a expectativa de atrair para o Norte uma parte significativa das verbas dos três programas temáticos do QREN. Como serão regionalizados?


O programa Factores de Competitividade está dotado com três mil milhões de euros e, se a distribuição for feita com equanimidade, cerca de metade vem para o Norte. Não tem diagnóstico e análise das tendências de crescimento das regiões, das suas debilidades e forças e, portanto, das medidas que devem ser aplicadas especificamente em cada região. É como se fosse um programa uniforme para todas as regiões. Mas introduz-se um conceito de "spill over", atribuído a Lisboa que, em relação ao aparelho científico e tecnológico, é a região que tem a maior dimensão e terá um efeito difusor sobre o resto do país. Ou seja, temos aqui assumida a teoria de que Lisboa é a região motor. E poderá, em determinadas circunstâncias, captar recursos desse programa."

"Spill Over", que palavra bonita! O único efeito difusor que Lisboa tem é o de difundir assimetrias. Porquê que o "aparelho
científico e tecnológico" tem a sua maior dimensão em Lisboa? É esta a zona do país com mais indústria? Universidades?

Isto é um exemplo. Mas sabemos que a norma é assim que funciona. Faço aqui mais um apelo: dêm independência a Lisboa, para a malta se safar. Com amigos destes quem é que precisa de inimigos?

Fico à espera de ver os 1.5
mil milhões de euros a serem bem gastos.

Etiquetas: ,