Quem... eu, votar?
"primeira lição é tirada não das urnas, mas das praias. A televisão entrevistava jovens e gente de meia-idade sobre as intenções de irem ou não votar. Não tinham. Os jovens que deveriam votar pela primeira vez na vida não sentiam a menor emoção com o acontecimento. A pergunta até os surpreendia: ir votar? Que ideia! Mas porquê?
As pessoas de meia-idade tinham todas um estribilho: com estes políticos não vale a pena votar. Mas basta olhar para eles para perceber que não acreditam em nada do que estão a dizer. Queixam-se dos políticos não porque desejem arranjar outros políticos, apenas porque precisam de um álibi para não votarem e este deixa-os com boa consciência. A frase está a tornar-se um lugar-comum, o que começou por ser uma crítica razoável é hoje um subterfúgio cobarde."
in, Público de hoje
Espera-se meia hora por uma cerveja num qualquer Rock in Rio, mas não se pode perder 10 minutos de praia para se exercer o direito/dever cívico de ir votar!
Mais do que uma falta de respeito para com aqueles (que pagaram com a tortura, perseguição e muitos com a vida) que durante décadas lutaram para que um dia pudessemos viver em liberdade e decidir por nós o nosso futuro, o acto de não ir votar (que é em si, um não-acto), é, na minha opinião, um sinal manifesto, do quanto se pode ser irresponsável, acrítico e amorfo com tudo o que nos rodeia, e de como, deixamos de livre vontade que alguém decida, por nós, um futuro que só a nós pertence.
É genial que não nos importemos com isso!
9 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
3:03 da manhã
sentiste, primo? pois olha que eu acho que te serviu a carapuça.
"desde há algum tempo que tudo tem de ser facilitado porque senão ninguém adere"
mas diz-me lá qual é a tua dificuldade? até os analfabetos conseguem votar!
3:03 da manhã
desculpa lá, primo, apaguei sem querer o teu comentário. mas dizia qualquer coisa assim:
"meu amigo, isto é assim, têm de facilitar as coisas, se não ninguem adere, participa... se ao mesnos se podesse votar pela net. mesmo assim ia ser dificil"
3:07 da manhã
o problema é que preferimos sempre o acessório ao essencial.
o problema é que somos pouco humildes para contribuir com uma simples cruzinha.
o problema é que deixamos que outros decidam o nosso futuro.
o problema é que tamos demasiados conformados com a merda que comemos, e gostamos de estar
o problema é que não sabemos puto do que nos rodeia nem queremos saber - dá trabalho
ou, o problema, é tudo isto e mais?
por isso não me venhas com a tanga de "facilitar as coisas", se até pela net "não sabias" se ías votar.
3:23 da manhã
há trinta anos, andavam uns a lutar para tu poderes votar e tu achas que isso não vale nada
3:29 da manhã
Ó NC, se falas assim para o Primo ele nunca mais cá aparece!!!
Para animar as coisas, digo isto: por estas bandas as coisas ainda são piores... não só não se vota, mas aqueles que votam, ligam mais à côr do "club". Digo ainda que passaram por mim 3 eleições na passada semana (locais, europeias e outra q nem sei o nome). Não vi campanha nenhuma sem ser na televisão (e foi pouco e só para as europeias), não vi um cartaz, num vi publicidade a um comício (se é que houve algum), etc. E isto é democracia?!?! Isto tá mal, muito mal!
10:32 da manhã
aparece, aparece , ó guna. pq ele sabe que é assim é que a gente se entende, a discutir saudavelmente. com alguma agressividade mas sem ser agressivo, agressividade para o que se diz e não contra quem o diz, aliás, só assim nos entendemos.
eu argumento(mal) e os outros argumentão.
de qualquer modo, amigos à mesma. e o primo entende muito bem essa merda
quanto ao resto, democracia uma tanga, há que reenventar este modelo sob pena de irremediavelmente ele acabar. a história mostra-nos isso.
abraço
4:05 da tarde
Pois era preciso reinventar esta merda toda! Só que "eles" agora são mais espertos, agora dão-nos um ossito para nós pensarmos que estamos muito bem, e que melhor era impossivél. Não há alternativas e criar alternativas é também quase impossivél. Mas como já disseste a história mostra-nos que nada é eterno, e mais tarde ou mais cedo a "vaca vai tossir"!!!
4:25 da tarde
tás aí ó guna? esta merda até parece um blog com muita gente a comentar? olha só para o numero de comentários!
aquilo de os repetir é de proposito, faz parecer que tem muitos, não é?
ps. eu quero é sangue! eheh
4:32 da tarde
Enviar um comentário
<< Home