Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

quinta-feira, junho 03, 2004

Reality Check

Eurostat: Portugal em 17º lugar na lista de riqueza por habitante

Lusa
Portugal está em 17º lugar na lista dos 25 países da União Europeia com maior poder de compra, o que significa que antes do alargamento a leste, os cidadãos portugueses eram os mais pobres.

Os dados do departamento de estatística da Comissão Europeia, o Eurostat, indicam que o PIB por habitante em Portugal é 25 por cento inferior à média da UE alargada a 25 países e 31 por cento inferior à média dos 15 países que integravam a União antes do alargamento a leste.

A União Europeia a 25 tem uma riqueza média por habitante cerca de oito por cento inferior à média dos 15 Estados mais antigos.

Chipre está em 14º lugar, ultrapassando a Grécia, e a Eslovénia está em 16º lugar, à frente de Portugal.

O Luxemburgo lidera o "ranking" dos mais ricos por habitante da UE, com mais do dobro da riqueza média comunitária (108 por cento acima), surgindo em segundo lugar a Irlanda, até há pouco tempo um dos países da coesão (com Portugal, Grécia e Espanha), 31 por cento acima do PIB por habitante dos 25.

Acima do PIB médio da UE alargada estão ainda a Dinamarca (mais 23 por cento), Áustria (21 por cento), Holanda (20 por cento), Reino Unido (19 por cento), Bélgica (16 por cento) Suécia (15 por cento), França (13 por cento), Finlândia (11 por cento), Alemanha (oito por cento) e Itália (sete por cento).

A Espanha está cinco por cento abaixo da riqueza média da UE a 25.

Também abaixo da riqueza média da UE alargada estão Chipre (17 por cento), Grécia (21 por cento) Eslovénia (23 por cento), Portugal (25 por cento), Malta (27 por cento), República Checa (31 por cento), Hungria (39 por cento) e Eslováquia (49 por cento).

Com menos de metade da riqueza média da União Europeia surgem a Letónia (58 por cento), Polónia e Lituânia (54 por cento) e a Estónia (menos 52 por cento).

Todos os cálculos são feitos em paridade de poder de compra, para corrigir os diferentes níveis de preços entre os países.


in Público

Mas não se preocupem, segundo o nosso primeiro, Portugal alcançará a média europeia dentro de 10 anos!