Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

sexta-feira, março 11, 2005

Assim vai o mundo II

A directiva Bolkestein

Ainda não tinha ouvido falar desta, mas parece que também as instituições europeis são vítimas de uma americanização bushista (então agora com o Durão à frente do barco!!!). Aqui fica um breve sumário, talvez um pouco parcial do que é a directiva ou então é ver o link acima.


"Comummente conhecida por "Directiva Bolkenstein" (do nome do ex-comissário europeu do mercado interno, o holandês Frits Bolkestein), a directiva "relativa aos serviços no mercado interno", adoptada pela comissão a 13 de Janeiro de 2004, proposta ao Parlamento e Conselho europeus, é um documento de 87 páginas que tem em vista abrir completamente o "mercado de serviços na Europa".A aprovação de tal proposta significaria que sectores essenciais tais como a cultura, educação, cuidados de saúde e todos os serviços relacionados com os sistemas nacionais de segurança social poderiam ser expostos às mesmas formas de competição económica que os bens comerciais.

Esta mercantilização conduziria inevitavelmente à deterioração de sistemas de pensão, segurança social, e cuidados de saúde em favor de seguros privados ao mesmo tempo que poria em causa os direitos dos trabalhadores tais como estes estão estabelecidos pelas leis nacionais dos paí­ses da União. Na cultura toda e qualquer excepção teria os dias contados, e no ensino a desregulamentação seria inevitável."