Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

quarta-feira, abril 13, 2005

Relatório sobre o desenvolvimento humano nos países árabes

No «Relatório sobre o desenvolvimento humano nos países árabes», que analisa a situação das liberdades em mais de 20 países, os investigadores da ONU qualificam de «relativamente pobres» os direitos usufruídos pelos cidadãos no mundo árabe em geral...

Sobre o Iraque, os investigadores, escolhidos pela direcção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), afirmam que o resultado da invasão liderada pelos Estados Unidos foi, até agora, pouco benéfico para a população iraquiana e que «as potências ocupantes foram incapazes de cumprir as obrigações das Convenções de Genebra sobre a protecção de civis». Segundo os investigadores, «o Iraque registou uma perda de segurança interna sem precedentes, com assassínios e actos terroristas na maior parte do território, incluindo ataques contra civis, estrangeiros, organizações internacionais e organizações humanitárias».

Um «estudo científico» citado pelos relatores aponta que cerca de 100.000 pessoas morreram no Iraque em consequência da invasão militar e violência que a seguir tomou conta do país. Para os especialistas da ONU, as mulheres são quem mais sofreu as consequências do conflito, uma vez que «correram e continuam a correr o perigo de serem sequestradas e violadas», não só por «grupos» como também por soldados, citando registos vários de militares que abusaram sexualmente de mulheres detidas.

O documento refere, a propósito, que segundo um relatório da administração norte-americana, até finais de Outubro de 2004 as potências ocupantes do Iraque apenas tinham investido na reconstrução 1.300 mil dólares, «menos de 7% do total» de 18.400 milhões aprovados pelo Congresso dos Estados Unidos para esse fim.

Bem, posto isto, acho que o Bush e o resto daquela malta, vão ficar lá pelo Vaticano bastante tempo!!!

4 Comments:

Blogger Nuno Manuel Lebre Martins diz...

Sorry sguna... mas este é um comment para o NC... Já tenho as prometidas fotos de N.Y. NO MEU BLOG... quando quiseres vai lá espreitar... andas desaparecido... ou não estás a gostar do meu blog eheheh ***

10:32 da tarde

 
Blogger Nuno Manuel Lebre Martins diz...

Não é carênci Nc... eh uma forma de demostrar que tive com aquela pessoa... e que trocamos algumas caricias... que é bem diferente eheheheh

3:33 da tarde

 
Anonymous Anónimo diz...

Então meninos?? Que se passa?! Nada de posts novos?!... :(
Quer dizer, o sguna ainda vai postando de quando em vez, mas o nc levou chá de sumiço!! Essa musa não baixa, é?!...

Bjinhos aos dois,
Cláudia

9:51 da tarde

 
Blogger sguna diz...

É verdade, fui desertado, mas ainda tenho esperança que ele volte! Obrigado pelo apoio, acho que o NC já tens razões suficientes para regressar!

1:26 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home