Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Desculpa porquê?

1 Comments:

Anonymous Anónimo diz...

Estou plenamente de acordo com o facto de que todo o celeuma levantado por via dos cartoons nos faça sentir agredidos em nossa vontade de ser livres. Em boa verdade nada poderá sobrepor-se á vontade dos povos de exprimir livremente as suas ideias seja de que forma for, seja atravez de cartoons, seja atravez de "poias" atiradas á parede. Acho no entanto que nos estamos a esquecer de uma condição de liberdade muito importante: a nossa acaba quando começa a dos outros.
Todos ficamos muito consternados quando vemos embaixadas serem queimadas, quando vemos a vida de cidaddãos livres ser ameaçada por grupos de fanaticos que em nome da religiaão se sentem no direito de defender as suas crenças. A forma como o fazem nem sequer é discutivel, é no minimo abjecta.
Mas que estariamos nos a espera??? Mesmo em paises ocidentais o islão é culturalmente alheio ao individualismo, sempre e em qualquer parte o islão seria motivo de grandes ditaduras, de grandes colectivos onde as massas respondem apenas a um estimulo a defesa de seu profeta, a defesa de seu lider, sempre foram assim...e a julgar pela história ainda iraõ demorar um pouco mais a mudar a sua visão do mundo. Veja-se as Cruzadas por exemplo... Agora... e esta é apenas a minha humilde opinião, com que moral a nossa civilização se aufere no direito de apressar os ventos da historia. Numa Europa de liberdades infindaveis onde ja tudo, ou quase tudo é possivel, onde pessoas do mesmo sexo, e com todo o direito, podem assumir livremente o tipo de sentimento que as une, onde nos podemos auto-entitular de sacerdotes dessa mesma liberdade, tambem seria bastante provavel que ainda nos ofendessemos com um qualquer cartoon "porno-cristão". Da mesma forma, e vistas bem as coisas, não seria muito agradavel se algum islamita radical com jeito para o cartoonismo se lembra-se de desenhar um Bento XVI numa qualquer orgia pedófila,pior se essa gravura fosse amplamente divulgada em toda a comunicação social do islão á revelia da Ocidental. Da mesma forma,toda a mediatização dada a um clerigo que se achou insultado com um desenho de seu profeta, e refira-se que com uma bomba no turbante, numa clara alusão aos recorrentes atentados suicidas tambem nos possa insultar pois este nasce de um preconceito em desenvolvimento de que todos os Muçulmanos são suicidas. Eu proprio conheço alguns que não o são...Mais, o efeito "bola de neve" dessa mediatização seria por demais do que previsivel numa europa mais que calejada e habituada ao agendamento jornalistico que raramente evoca o real interesse comum. Tudo se precipita mais ainda quando em nome dessa liberdade de expressao Governos como o Francês veio abertamente afirmar que a publicação das gravuras em jornais franceses não podia ser censurada em nome da cultura Europeia de e da Democracia.Ja parecia que aquilo que na Dinamarca era exclusivamente do foro jornalistico,da entidade que publicava o jornal, passava a ter o patrocinio do governo francês em todos os jornais franceses.
A bola de neve adensa-se com o frio que se faz sentir na europa. Para os lados do islão tudo isto parecia que alguem se esquecera das chamuças na fritadeira. Se calhar alguem os queria fazer engolir algo que sabiam à partida envenenado pela propria dimensão cultural de alguns sectores do islão.
No fundo a publicação repetida e amplificada pelos média será tudo menos de inocente no entanto, se os fins justificam os meios, não posso deixar de questionar a finalidade.
A historia é escrita e reescritA TODOS OS DIAS, o problema reside em saber quem a escreve.

11:44 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home