Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

terça-feira, setembro 07, 2004

Ouro do Brasil - Uma doença genética


Posted by Hello

Apanhei na RTP 2, o professor Hermano a discutir o que tinha acontecido às toneladas de ouro que tinham vindo do Brasil e inundado Portugal. E a conclusão foi muito interessante; parece que há várias causas para que hoje não gozemos os frutos desses tempos mais gloriosos: guerra, dívidas e corrupção. Segundo o autor, o ouro chegou e mais que sobrou para pagar isso tudo - foda-se deve ter sido mesmo muito!!! No entanto, na opinião de alguns académicos o ouro foi-se porque o pessoal deixou de trabalhar e passou "tudo" a viver à pala do ouro!!! Ou seja, o país deixou de produzir! Isto foi no séc. XVIII, acho que nunca mais saímos da cepa torta!
Fiquei surpreendido e ao mesmo tempo não, ao ouvir o destino da útlima verdadeira riqueza que tiramos da empresa que os PORTUGUESES começara à 500 anos atrás. Sim porques estes fdps do séc. XVIII não são PORTUGUESES, foderam-nos bem a vida, esses são portugezinhos, tugas, etc.! Não fiquei surpreendido porque lembrei-me logo no que aconteceu durante os anos 90, quando também se recebia dinheiro e não era preciso fazer nada para o merecer, era dado a fundo perdido, todos sabemos histórias dessas. Isto passados 200 anos, tivemos outra oportunidade e apareceram logo os fdps dos portuguesitos, dos tugas, foderam tudo outra vez! Também me lembrei dos patrões que merecidamente ganham o seu, têm sucesso e depois, compram uma data de carros e casas, cagam d'alto para as empresas e quando aquilo dá para o torto, não se importam porque já estão bem na vida e não precisam de fazer mais nada!
Pergunto eu: será que é genético? Será que este povo, que veio parar ao mais recanto dos lugares da Europa, está condenado a ficar sentado na esplanada ao sol, depois de ter metido baixa no trabalho, a lamentar-se de tudo e de todos?! Ou será do clima? Pois nos climas mais frios trabalhamos como camelos, mais que todos, e ainda dizemos que os outros são todos uns preguiçosos!
Não sei. Não percebo porque lá fora trabalhamos mais e melhor, sujeitos a tudo. Não percebo porquê que não aproveitamos as oportunidades que temos. Não percebo porquê, quando alguém junta uns trocos, fica logo tocar viola e a julgar que é o rei!
Termino com as palavras do prof. J. H. S. "o país não é o que consome, mas sim o que produz".

5 Comments:

Anonymous Anónimo diz...

Será que o nosso Primeiro Ministro encontrou mais ouro no Brasil para trazer para Portugal? È que em menos de 6 meses já é a 2ª visita feita pelos nossos representantes. Será que a história se vai repetir?

9:44 da tarde

 
Anonymous Anónimo diz...

Uma filosofia de vida que o povo portugues tem vindo a levar por mais de 300 anos. Nem depois de tanto tempo e de tantos erros o portuges aprende. mas isso tambem deve.se à falta de interesse do povo. Algúém quer saber de como vai o pais se tem o seu? Nunca vi ninguem a preocupar.se com isso. enfim, o pais esta bom para quem põe o seu e o dos outros ao bolso. Para os restantes ... está como sabemos.
sarita

12:58 da manhã

 
Blogger nc diz...

a falta de competência da classe dirigente/real/clerical já na altura era demonstrável (as pessoas comuns mandavam tanto como manda o meu cão cá em casa).
(quem é que acham que ficava com o ouro?)
hoje é o povo que não tem competência para eleger líderes competentes que, ponham a tratar do guito pessoas competentes.
(quem é que acham que continua a ficar com ouro?)

2:56 da tarde

 
Blogger sguna diz...

Mas também as alternativas apresentadas ao povo...

Os nossos líderes supostamente deviam ser mais que capazes, normalmente apresentam currículos impressionantes. Mas são fracos, corruptos ou deixam-se corromper. Por muito inteligentes que sejam, não deixam de ter a mentalidade do tuga: deixa-me aproveitar (roubar) enquanto posso, o mais que puder sem ser apanhado. No fundo este povo tem os governantes que merece. Pois uma vez lá fazem todos o mesmo.

2:04 da tarde

 
Blogger nc diz...

as "alternativas" é o povo que as faz. é ele que escolhe as alternativas que vão ser "escolhidas", ou pelo menos assim deveria ser.

3:02 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home