Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

quarta-feira, outubro 31, 2007



A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou hoje, por esmagadora maioria, uma resolução exigindo o fim do embargo económico imposto pelos EUA a Cuba há mais de quatro décadas.

Esta é a 16ª vez desde 1992 que o órgão plenário da ONU, onde estão representados os 192 Estados-membros, aprova uma resolução sobre esta matéria, mas o diploma não tem valor vinculativo.

Intitulado “Necessidade de levantar o bloqueio económico, comercial e financeiro a Cuba”, o texto foi aprovado por 184 votos a favor, uma abstenção e quatro votos contra (EUA, Israel, Ilhas Marshal e Palau).

A resolução “exorta novamente todos os Estados a abster-se de promulgar ou aplicar” um embargo deste género a outro país e exige o fim dos existentes “em conformidade com as obrigações da Carta [das Nações Unidas] e o direito internacional que consagram, nomeadamente, a liberdade de comércio e navegação”.

O embargo foi imposto a Cuba em 1962, durante o mandato de John F. Kennedy...
Desde então, o embargo foi reforçado por sucessivas administrações, nomeadamente através da polémica lei Helms-Burton de 1996, que pune as empresas estrangeiras que mantenham negócios com Cuba e que estejam presentes ou pretendam operar nos EUA.


in Público

Acho muito mal que estas sanções terminem, pois são vitais para impedir que o regime cubano oprima a respectiva população cubana. Após quase 50 anos, a queda do regime cubano está eminente, e os E.U.A. mais uma vez salvam o dia. Tenho pena que não estendam a curtesia de sancionarem outros regimes que além de normal opressão, patrocionam individúos com capacidades explosivas fora do vulgar, e pilotos que tentam aterrar aeronaves em escritórios de Nova-Iorque.

Etiquetas: ,