Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

quarta-feira, setembro 08, 2004

Isso é muito complicado e não dá jeito nenhum para ganhar as eleições

«(…) Podem as democracias limitar-se à solidariedade? Estamos condenados a aceitar a força como o único instrumento e a única solução para combater o terrorismo? Fazendo tábua rasa das causas, aceitando todos os métodos, apoiando todos os regimes?

(...)Em que mundo vivemos? Certamente e cada vez mais na "república do medo". Que há-de garantir provavelmente mais quatro anos de Casa Branca a George W. Bush, mau grado o fracasso do Iraque, que é hoje, como a Tchetchénia, um alfobre de terroristas. (...)

4. Não há bom nem mau terrorismo, nem há justificação para ele em nenhuma circunstância. Mas não querer olhar as suas causas é condenarmo-nos a ficar à sua mercê.
É preciso libertarmo-nos da retórica da "guerra ao terror" de George W. Bush ou da fria "realpolitik" de Jacques Chirac. É preciso examinar tanto as causas como os efeitos do terror global. Perceber que isso não é desculpá-lo mas um passo fundamental para combatê-lo. O caminho errado é aceitar tudo em nome desse combate. (…)»

Teresa de Sousa
PÚBLICO, 07 de Setembro de 04

2 Comments:

Blogger sguna diz...

Os últimos três anos só vieram ilustrar a hipocrisia que as instituições internacionais (ONU) são. Não por vontade própria, mas sim dos seus membros mais poderosos (E.U.A.). Na realidade sempre foi assim. Alguém se importa que "pretos" se matem uns aos outros, aos milhares ou mesmo aos milhões??? Não, a não ser que o estejam a fazer em cima de um mar de petróleo ou outro recurso estratégico para o ocidente. Ir salvar criancinhas do outro lado do mundo não dá votos, não dá dinheiro, etc. Enquanto esses forem os objectivos de quem quer ou está no poder, acho que estamos condenados a aturar os cowbois Bushs, deste o do outro lado do lago.

A mim enoja-me particularmente é ver alguns, que até têm uma ideias decentes, mas por medo ou por causa de outras motivações, não se impoêm, não tomam medidas.
E.G.: Os E.U.A. não rectificaram Kioto, +100 nações estiveram de acordo. Sugestão: produtos "made in USA" que causem efeitos nocivos para o ambiente (i.e. todos!!!) sofram sobretaxas. Mas tem tudo medo do cowboi bush ou tá tudo na cama com ele. Os inocentes, como sempre, é que se fodem!

10:55 da manhã

 
Blogger nc diz...

mai nada! é isso miúdo. tá tudo dito.

2:33 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home