Merdas sérias, a brincar e assim assim. Uma janela para uma realidade que não tem, necessariamente, de ser a tua. Qualquer coisinha, já sabes, avisa.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Ninguém da família vai fazer campanha

Ana Sá Lopes
Público, 23 de Outubro de 2005

Ontem, a primeira página do Expresso era dominada por uma notícia interessante: "Maria Cavaco Silva antecipa campanha presidencial do marido - One Man Show". O Expresso, que passou o "dia d" com o casal Cavaco e quatro netos, recolheu uma informação preciosa da mulher do candidato a Presidente: "Ninguém da família vai fazer campanha".

A possibilidade de desenvolver uma qualquer mitologia, política ou outra, passa por criar o efeito de "verosimilhança". Não interessa se for falso, desde que seja verosímil. A ideia de verdade não é para aqui chamada, nem nunca foi. De resto, a verdade obriga a um grande esforço de recolha de elementos e não tem lugar no tempo veloz da tomada de uma decisão política (que, como toda a gente sabe, é uma decisão que resvala habitualmente para o campo da irracionalidade, próprio da tomada de uma decisão afectiva).
É no efeito de verosimilhança, e não na velha dicotomia verdadeiro-falso, que se desenrola boa parte da acção política. Mas isto não é novo, está particularmente bem explicado nos "simulacros" de Baudrillard e, de resto, sempre assim foi, desde os primórdios da democracia romana.

A peça do Expresso de ontem é um monumento a essa "sabedoria". Não é qualquer sujeito político que põe a família a fazer campanha, abre as portas ao semanário mais vendido em Portugal, mostra os netos e as suas conversas com os netos, e consegue depois transmitir ao povo uma informação superior: "Ninguém na família vai fazer campanha". É quase comovente a ingenuidade colectiva que leva a um assentimento perante a formulação que se anula a si própria. O acontecimento revelado pelo Expresso - Cavaco a explicar aritmética aos netos: "Se o João tem sete balões e dá três à Maria com quantos fica?" e Maria a esclarecer que "se for letras é com a avó", a família fotografada feliz na primeira página - convive serenamente com a tonitruante declaração de Maria: "Ninguém na família vai fazer campanha". O acto de campanha que enuncia a não campanha pode ficar nos anais do "marketing". A mensagem que está subjacente é exactamente a mesma do famoso vídeo Dinis-Bárbara-Carrilho, com a diferença de que Cavaco Silva percebe muito mais do assunto e não leva o recato do lar para a apresentação da candidatura. Mostra-o, simplesmente, ao Expresso. "One man show", é Maria quem o diz.

A mitologia cavaquista - e a adesão popular que conseguiu durante quase 10 anos - é um dos fenómenos mais interessantes da política contemporânea portuguesa. Vinte anos depois de ter chegado ao poder com a aura de "político não profissional" e "especialista em finanças", Cavaco Silva regressa invocando a sua categoria de "político não profissional" e "especialista em finanças". É como se o hiato de dez anos em que Cavaco Silva esteve afastado da vida política activa, depois de ter sido derrotado nas presidenciais por Jorge Sampaio, tivessem o condão de apagar todo o "disco rígido" do passado profissional de Cavaco Silva enquanto político e enquanto gestor de finanças do país. Ao candidato só faltou, no Centro Cultural de Belém, vestir a toga branca e virginal com que os candidatos ao senado de Roma se passeavam na rua de modo a ser facilmente identificados. O cavaquismo nunca existiu e o disco rígido nacional, aparentemente, foi destruído por uma qualquer incapacidade do cérebro informático.

A gripe das aves III

Notícia de última hora (daquelas que até dão para abrir os telejornais):

Morreram mais 7 pardais na Roménia, 3 gansos patólas na Moldávia e 5 piriquítos na Arménia. Suspeita-se que estas mortes estejam relacionadas com a estirpe H8N7xu5tvf45 - uma das mais mortíferas.

quinta-feira, outubro 27, 2005

A sério?!?!?!

"O Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu hoje, no primeiro congresso dos economistas, que a qualificação e a modernização do tecido empresarial são "absolutamente indispensáveis" para melhorar a competitividade da economia portuguesa e atrair investimento estrangeiro."

E pagam-te para chegar a estas conclusões?!


Fantástico

Nuvens

segunda-feira, outubro 24, 2005

A 11 de Outubro o Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou o apelo de Stanley "Tookie" Williams reclamando a investigação do racismo e da discriminação que estão no centro do seu caso assim como das possibilidades de inocência. O procurador, de uma forma original, retirou todos os jurados negros do júri para que a decisão fosse tomada apenas por brancos. No julgamento este procurador fez observações marcadamente racistas e nas argumentações finais comparou Williams a um tigre de bengala num jardim zoológico, alegando que a comunidade negra- Sul Centro de Los Angeles- era o equivalente ao "habitat" natural do Tigre de Bengala.

O Supremo Tribunal recusou investigar as queixas de racismo neste caso, considerado como «caso exemplo» nacional, devido ao facto de o procurador excluir jurados tendo por base a raça e ofender as minorias em frente de júris apenas formados por brancos. Em 2002 um Tribunal de Apelo sentenciou que os escritos de Tookie's na prisão, nos quais ele renunciava ao seu modo de vida como gangster poderiam servir de base ao pedido de clemência do Governador da Califórnia. Se não for pedida clemência será executado a 13 de Dezembro. Para esta data estão marcadas mais duas execuções.

fonte Indymedia

quinta-feira, outubro 20, 2005

A gripe das aves II

Se por acaso vires por aí algum passaro a tossir, foge que ele pode estar engripado.

A gripe das aves

« Sabendo que as pessoas adoram ter medo, os cientistas e os médicos adoram assustar-nos. É a sua fonte preferida de poder. »
Domingos Amaral in Diário Económico

Calado pareces mais inteligente

(imagem fanada ao afixe)

Hoje ás 20h não percas na SIC a tão esperada candidatura, do tão esperado salvador da pátria!

PS. - Peço desculpa ao D. Sebastião mas não é dele de quem eu falo, é do nosso amigo de Boliqueime e da sua máquina de calcular científica (substituta do velho lápis atrás da orelha - sim! porque este homem também evolui!).

terça-feira, outubro 18, 2005

Banda sonora de Outono


The Clientele, álbum «Strange Geometry»

Melodias doces, sob a voz gentil de Alasdair MacLean, de caracteristicas marcadamente pop. Para nos deixarmos levar por um estado outonal propício à época. Mas com alegria.


segunda-feira, outubro 17, 2005

Top Universidades

Top Universidades - ver aqui para ciência e tecnologia

Em 30 temos 6 Europeias.

Sem mais comentários

Afinal é pior do que o que se julgava ser

O Esplanar e o seu autor João Pedro George decidiu dissecar a obra de Margarida Rebelo Pinto e chegou a um texto que segundo ele, «é embaraço para a escritora e penoso para os leitores em geral». Isto tudo porque, segundo ele «Margarida Rebelo Pinto repete-se imoderadamente, copia frases de uns para outros livros, utiliza por vezes citações de escritores sem lhes atribuir a origem, tem deslizes de ortografia e comete erros gramaticais, as personagens, as situações, os temas e a estrutura narrativa são sempre os mesmos, as vidas que relata são homogéneas e monótonas, há incongruências catastróficas no vocabulário dos narradores, retirando-lhes toda a credibilidade, as representações dos homens e das mulheres são padronizadas, estereotipadas e simplistas, a escrita toca as raias do mau gosto e do anedótico, o estilo é uniforme e preguiçoso.»

Sem dúvida, um retrato de como a "literatura light" (pelo menos esta, escrita pela Margarida Rebelo Pinto) faz e vende livros em Portugal.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Macumba anti-virus

Não percas a última novidade dos anti-vírus. Aqui.


Por cá as filiais multiplicam-se a um ritmo estonteante
















Dieta

A tua mulher engordou?

Então manda-a andar 5 km de manhã e outros 5 km à tarde.

No fim da semana, ela já estará a uns 70 kms de distância.


quinta-feira, outubro 13, 2005

A Comissão Europeia apresentou hoje um plano de acção integrado com 19 medidas para relançar os investimentos públicos e privados na inovação e investigação na União Europeia (UE).

Apesar de há três anos a UE ter fixado como objectivo destinar três por cento do seu PIB (Produto Interno Bruto) para a investigação até 2010, a verdade é que hoje está longe da meta, conseguindo apenas menos de dois por cento. Enquanto isso, os Estados Unidos têm 2,6 por cento e o Japão 3,1 por cento.

in Publico

Blá, blá, blá... lamento mas não posso pensar de outra forma. Já lá vai algum tempo quando ouvimos isto pela primeira vez. No entanto mudanças que se vejam: poucas... muito poucas. A Europa continua a arrastar-se em relação aos E.U.A. veja-se a facilidade com que se criam empresas lá e cá. Os professores das universidades continuam a sair daqui, normalmente para os E.U.A., e depois aparecem aquelas iniciativas como a do anterio governo para atrair investigadores portugueses de novo para o nosso país, que são francamente cómicas.

Bem, ficamos à espera de melhores dias...

segunda-feira, outubro 10, 2005

Investigação do ano

Investigação do ano